Caminito e La Boca: 5 Coisas para Ver e Fazer em Buenos Aires!

O bairro de La Boca está localizado na periferia de Buenos Aires. Tem esse nome devido à sua localização na desembocadura do rio Riachuelo no rio da Prata.  É no bairro de La Boca que você vai encontrar um dos principais cartões-postais de Buenos Aires, o Caminito.

#1 Caminito

O Caminito é uma rua com 100 metros de extensão e muito visitada. Em 1950, a rua foi batizada pelo artista Quinquela, com o nome de um conhecido tango.

Você já deve ter visto a imagem típica do Caminito: casas coloridas construídas com chapas telhas metálicas e tábuas. São os “conventillos”. Essas casas eram as casas dos imigrantes italianos, em sua maioria genoveses, que se instalaram no bairro no final do século XIX. Como o bairro ficava próximo ao porto, esses imigrantes utilizavam o material que que encontravam no porto para construir suas casas.

Em 1970, o artista Benito Quinquela Martin, então morador do bairro, convidou alguns amigos, também artistas, a mudar a cara do bairro. Com muitas cores,  transformaram o cinza dos cortiços num verdadeiro arco-íris.

#2 Estádio do Club Atlético Boca Júniors, La Bombonera

Localizado a apenas 400 metros do Caminito. Visita imperdível para os apaixonados por futebol. O estádio possui um museu aberto à visitação e em sua parte exterior é possível admirar o mural do artista Pérez Celis.

#3 Ponte de La Boca

Também conhecida como ponte transbordador Nicolás Avellaneda.. Inaugurada em 1940 e uma das primeiras pontes de aço e cimento do mundo. Com 1650 metros de extensão, foi construída para permitir a travessia do Riachuelo a pedestres, carros e bondes.

#4 Museu de Belas Artes Benito Quinquela Martín

O terreno onde está o museu foi uma doação do artista Benito Quinquela Martín para que aí fossem construidas uma escola primária e um Museu de Artistas Argentinos. O museu possui obras de diversos artistas argentinos e o terceiro andar está reservado às obras de Benito Quinquela Martin.

#5 Teatro de la Ribera

Teatro de la Ribera, edifício doado por Quinquela Martín. A arquitetura do edifício está inspirada nas obras do artista. No hall do teatro é possível admirar 8 murais de Martin, que mostram cenas cotidianas dos moradores da Boca. Atualmente o teatro é palco de apresentações de música, dança, peças teatrais, “performances”, entre outras atividades. Trata-se de um espaço para todos os públicos onde também está presente a arte alternativa.

Como todos os lugares interessantes da Boca estão próximos uns aos outros, você pode reservar uma parte do seu dia para visitar as atrações do bairro. Não é um bairro cêntrico mas diversas linhas de ônibus fazem o trajeto até lá. O Caminito não é unanimidade: tem gente que adora e tem gente que não gosta e se você não for não vai saber, não é mesmo?

Pousadas em Buenos Aires próximas a Caminito e La Boca: entre em contato com a gente agora!

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Escreva o seguinte código de segurança para poder enviar captcha

By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.